Pular para o conteúdo principal

Quem é o homem na estatueta do Oscar?



Maior premiação do cinema mundial, o Oscar tem um símbolo reconhecido por todos: sua estatueta dourada.


Todo ano ela está lá, reluzente, à espera – desejada por atores, diretores e tantos outros que trabalham na indústria do cinema.

No entanto, mesmo que seja um dos símbolos mais evidentes do mundo das películas, a história que fundamenta a criação do famoso e bem disputado troféu é pouco conhecida. De acordo com a Academia Awards, tudo começou no final da década de 1920.

Cinema:  como nasceu o Oscar

 O início.

 Um pouco depois da formação da Academy of Motion Picture and Sciences, no ano de 1927, um jantar no Hotel Bilmore, no Centro da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, preparava o futuro da premiação mais conhecida do cinema.

O encontro tinha como proposta entender os objetivos da associação e, entre uma das discussões daquela noite, estava a escolha da melhor maneira de premiar quem se sobressaísse nos filmes.

A Criação de um símbolo

Uma vez concretizada a ideia de uma premiação anual, o grupo, então, visou à criação de um símbolo que pudesse ser utilizado para presentear os destaques futuros.

Cedric Gibbons – diretor de arte da MGM à época – designou, assim, a estatueta de um cavalheiro em pé sobre um rolo de filme - segurando, ainda, uma espada.

O rolo fundamentaria os cinco ramos originais da academia: atores, diretores, produtores, técnicos e escritores.

O passo seguinte, então, foi buscar George Stanley, o escultor que produziu a peça em três dimensões. Nascia, assim, o símbolo mais célebre do cinema.

Oscar – do que é feito

De acordo com os dados da Academia, desde o início das premiações, em 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel, mais de 2800 das almejadas peças douradas foram dadas.

As esculturas possuem o seguinte processo antes das premiações: a cada mês de janeiro, estatuetas adicionais são lançadas, passando por procedimentos de molde e polimento. As atividades são realizadas desde o ano de 1982, pela Owens & Company, de Chicago.

O modo de fabricação e os materiais utilizados na estatueta se alteraram ao longo dos anos, adaptando-se a períodos e combinações diversas.  
As primeiras estatuetas do Oscar eram feitas de bronze e banhadas a ouro. Mais tarde, a peça começou a ser feita de uma liga de estanho, banhada em cobre, prata níquel e ouro de 24 quilates.

No período da segunda guerra mundial, com a escassez de metais, as peças foram feitas de gesso pintado – isso aconteceu por três anos.  Posteriormente ao período conturbado, os itens começaram a ser feitos em metais banhados a ouro, o que é realizado até os dias atuais.

E o nome Oscar?

O nome oficial do símbolo é Academy Award of Merit, entretanto a estatueta é conhecida mundialmente como Oscar. O item foi dado pela primeira vez a Emil Jannings, como melhor ator em duas produções de 1929.

A origem do apelido não é claro, mas, segundo a academia, há uma história popular a respeito do assunto:

À época do início da ideia, Margaret Herrick – bibliotecária e uma eventual diretora executiva da associação – viu a peça pela primeira vez, e a achou semelhante a um tio  - o parente chamava-se Oscar. 
O apelido começou a ser largamente conhecido. Em 1934, o colunista de Hollywood Sidney Skolsky o utilizou em referencia ao prêmio de melhor atriz de Katharine Hepburn, por exemplo.

Mais tarde, em 1939, devido ao sucesso da nomenclatura, o nome Oscar foi adotado oficialmente pelo órgão cinematográfico.

 A Academy of Motion Picture and Sciences possui mais de 6 mil membros relacionados à indústria do cinema. Mais conhecida por sua cerimônia relacionada ao Oscar, a associação engloba ainda campos de educação, divulgação, preservação e pesquisa.

Postagens mais visitadas deste blog

Receitamus - dicas de culinária e cultura gastronômica - lança página no Facebook: saiba como seguir

O @RECEITAMUS, plataforma com dicas de receitas fáceis e com matérias sobre gastronomia, lança página no Facebook. Ali, toda a semana, um vídeo novo ou ainda um artigo sobre o mundo da gastronomia.

Gadgets, livros e mais - 15 coisas muito legais na Amazon

  Que tal dicas incríveis de gadgets e outras coisas legais na Amazon? Selecionamos 15 dicas para conferir o quanto antes na plataforma.

Dicas Netflix: 7 filmes ou séries para assistir já

  Que tal dicas de filmes e séries na Netflix?  Selecionamos algumas ideias imperdíveis na plataforma para assistir o quanto antes. Dicas Netflix: 7 filmes ou séries para ver já